Introdução
Você tem um negócio e decidiu que precisa vender na internet. Agora surge uma das maiores dúvidas: investir no Google ou investir no Instagram? É comum ver tantas pessoas começando no Instagram, inclusive sem investir nada. Neste artigo, vou te ajudar a eliminar todas essas dúvidas e tomar a melhor decisão para vender na internet.
Google ou Instagram?
Ao decidir entre anunciar no Google ou no Instagram, a primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo é: qual é o meu objetivo? Se você tem uma pizzaria e precisa gerar mais pedidos de delivery, por exemplo, o Google pode ser a melhor opção. Já se você possui um restaurante e quer que as pessoas conheçam seu estabelecimento, o Instagram pode ser mais eficaz.
O Público-Alvo
É importante entender que o público do Instagram é diferente do público do Google. As pessoas que estão no Instagram estão apenas navegando, enquanto aquelas que abrem o Google têm uma intenção específica de compra ou contratação de serviços. Portanto, se você quer falar com pessoas que estão intencionalmente buscando uma solução, o Google é a escolha certa.
Objetivo de venda ou descoberta
Se o seu objetivo é gerar vendas e impactar o público que está em um momento de compra, o Google é a opção ideal. Porém, se você quer que as pessoas descubram que sua marca existe e a guardem como uma opção futura, o Instagram é mais recomendado. O Instagram é ótimo para ações de branding e para fixar sua marca na mente das pessoas.
Marketing de Conteúdo
Se você deseja educar seu público, criar autoridade e ser visto como uma referência em seu segmento, o marketing de conteúdo é essencial. No entanto, produzir conteúdo de qualidade requer conhecimento e estratégia. Não adianta postar qualquer coisa de qualquer jeito. É preciso entender o seu público-alvo, o tipo de conteúdo que ele consome e como ele consome.
Decidindo entre Google e Instagram
Para resumir, se você precisa falar com pessoas que estão em um momento de compra, anunciar no Google é a melhor opção. Se o seu objetivo é gerar descoberta e levar sua marca até as pessoas, o Instagram é mais adequado. Além disso, o marketing de conteúdo pode ser uma estratégia valiosa para educar seu público e criar autoridade em seu segmento.
Conclusão
Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre qual plataforma escolher para vender na internet. Lembre-se de definir seus objetivos, entender seu público-alvo e considerar o tipo de conteúdo que você pretende produzir. Com essas informações em mãos, você estará mais preparado para decidir entre o Google e o Instagram, ou até mesmo utilizar ambos para alcançar seus objetivos.